[Duelo de Ilustração #02] Qual imagem você mais gostou?
Imagem 1
Imagem 2

02 dezembro 2011

Shingo Araki, o mestre do Saint Seiya



  Ontem faleceu um grande mestre dos Cavaleiros do Zodiaco, mas ele não era simplesmente o character design dos Cavaleiros dos Zodiaco, ele foi uma pessoa que servirá como inspiração não só para as pessoas que prestigiam o anime, mas para as pessoas que um dia pretendem trabalhar na mesma área de animação e se tornar um pilar muito importante para uma obra.

  Shingo Araki morreu aos 72 anos por conta de uma insuficiencia circulatória aguda, no dia 01 de Dezembro de 2011, ele estava internado no hospital de Tokyo.


  Shingo Araki foi um dos maiores ídolos do design de animação, ele começou seu interesse por desenho desde os cinco anos de idade, Aos dezesseis anos já estava trabalhando na Machi revista, aos vinte e sete anos fundou seu próprio estúdio (Estúdio Jaguar) e trabalhou na animação de vários animes como Go Nagai (1970), Devilman (1972), Cutie Honey (1973), Robo UFO Grendizer (1975), "Os Cavaleiros do Zodiaco (1986-89), Os Cavaleiros do Zodiaco - Prológo do Céu (2004), Majokko Megu-chan (1974), Lupin III (1977), Mugen Kido SSX (Captain Harlock, 1978), Versailles no Bara (Lady Oscar, 1979), Hana no Ko LunLun (Angel, 1979), Mahou Shoujo Lalabelle (1980), Uchyu Densetsu Ulises 31 (Ulises 31, produzida de 1980, lançado 1981), e as versões para o OVA de Fuma no Kojiro (1991).
  Abaixo deixarei algumas perguntas de uma entrevista realizada por telefone traduzida pelo grupo Taizen Saint Seiya no dia 01 de Fevereiro, são perguntas sobre as maiores dificuldades de Shingo Araki em certos momentos e suas opniões, enfim, leiam que vocês não irão se arrepender!


- Por favor, conte-nos como se envolveu com Saint Seiya.

Eu recebi a história do senhor (Osamu) Yoshioka, diretor executivo da Toei Animation. Eu havia trabalhado junto com o senhor Yoshioka em "Cutey Honey" (1973), "Majokko Meg-chan" (1974) e outros. Então ele me disse "Araki, esse trabalho não seria ideal para você?". Depois disso, eu dei uma olhada na história original do mestre Kurumada que estava saindo em mangá naquela época.

- Qual foi sua primeira impressão quando viu o mangá original?

De alguma forma, tinha a aparência das animações com as quais havia trabalhado até então. Apesar de ter sido um primeiro encontro, senti como se os personagens fossem meus mesmo, crescia uma grande familiaridade com cada personagem, como se fossem meus melhores amigos também. "Sendo assim, vou produzir com o know-how que tenho nesse momento", foi o que pensei. Como dizer, me parecia fácil que seria um sucesso, "este personagem deve ser desenvolvido dessa maneira", os esquemas fluíam de uma vez. Porém, o verdadeiro trabalho não foi fácil de realizar (risos).

- Como lidou com o desenho das Armaduras Sagradas (Cloth) na versão animada?
Aquela foi uma época difícil. Eu realmente sofri muito por causa das Armaduras (risos). Na verdade, as primeiras Armaduras (Cloth) a serem desenhadas como uma amostra eram a versão do mangá original. Porém, a Bandai venderia posteriormente os brinquedos, então a forma das Armaduras foi alterada para que fossem materializadas facilmente. Depois disso, foi mais difícil. Apesar das Armaduras serem um importante elemento que reflete as caracteristicas dos protagonistas, eu não gostava muito dos desenhos tipo "máquina" (risinho). Então, depois de muitas trocas de idéias com a Bandai, conseguimos enfatizar uma forma adequada às crianças. E finalmente, concluímos com o desenvolvimento das respectivas imagens dos animais (n.t.: Araki se refere às imagens formadas pelas Armaduras quando não estão nos corpos dos Cavaleiros), sem romper com a imagem do mangá original. 


- Qual a Armadura Sagrada [Cloth] deu mais problemas?
Pégaso. Em primeiro lugar o elmo (da antiga Armadura de Bronze) que seria usado, eu queria fazer um formato que ficasse bom de ser visto de qualquer ângulo. De qualquer forma, era o protagonista. Além do mais, eu tinha que planejar para que os movimentos da animação fossem os mais fáceis possíveis, por isso tentei desenhar para que se tornasse fácil.


- Qual o seu personagem favorito?

Eu gosto muito dos 5 protagonistas. Dentre eles, o meu favorito é o Seiya. É muito fácil desenhá-lo, já que dá para desenhar várias expressões. Eu sinto como se o Seiya fosse o meu "filhinho mimado" (risos).


- Então, Sr. Araki, por que "Seiya" é algo especial?

Acima de tudo, pela grande amizade, não acha? Seiya é como uma compilação dos protagonistas de animes nos quais participei até agora, como "Gyojin no Hoshi" (1968) ou "Ashita no Joe" (1970). Por isso, ele me traz muitas emoções. Porém, não sei o quanto eu poderei continuar nesta função. Eu gostaria de não ficar senil pelo menos até a conclusão de "Seiya" (risos).

- Então, por favor, conte-nos sobre a mais nova produção "Hades - Inferno, Parte Final" (Meio Hades Meikai-hen Kôshô).

Justamente nesse momento, concluímos a última parte do trabalho. Ultimamente essa série veio exigindo muito esforço. Todos os 12 Cavaleiros aparecem juntos, por isso para que Seiya e os outros não fossem consumidos por eles, nos empenhamos muito para injetar força na performance deles. A intenção era desenhar a ação o mais detalhada possível.

- Então, para terminar, poderia dar uma mensagem aos fãs de "Saint Seiya" de todo o país?

Temos sempre em mente as pessoas que veem a animação, estamos sempre procurando corresponder ao apoio que nos dão. De agora em diante, por favor apoiem bem a Seiya e seus amigos também.



2 comentários:

LuizÁries disse...

É uma pena eu sou Fã do trabalho dele junto com a Michi Himeno !!!!!
Vai deixar Saudades !!!!!!! T___*

Midori disse...

Meu querido mestre que pena que nao pude trabalhar com ele.Deus o receba de bracos abertos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...